domingo, 29 de novembro de 2009

O corpo

"O corpo é a mais previsível das composições musicais: tocas aqui, desencadeias algo ali; desencadeias algo ali, provocas algo acolá. Cada corpo com a sua melodia: sempre previsível. É isso conhecer alguém: decorar-lhe as notas, as modulações, as entoações certas para cada segundo a dois. O outro lado de já conheceres, de trás para a frente e da frente para trás (literalmente: em ambos os casos), o corpo de alguém é só um: tédio. Tu sabes: uma música, ouvida vezes sem conta, não deixa de ser uma música que amas; mas não é por isso que não deixa de ser, também, uma música que, dia após dia, te custa mais ouvir. Ama-la – ama-la demais (e, de cada vez que a ouves, ganhas ainda mais consistência nessa certeza: ama-la); mas custa-te ouvi-la, custa-te continuar a ouvi-la: estás gasto dela. E não queres, em ti, gastá-la ainda mais. Então procuras: músicas novas; nem que menos agradáveis: novas. Músicas que não amas – no máximo: gostas. Mas que ouves – e que ouves como uma criança descobre um brinquedo: eufórico, entusiástico. A criança que ama um brinquedo – o brinquedo velho pousado a um canto é o que ele, mesmo não o parecendo, ama de verdade: o que ama. E é tudo. Os outros, os novos, aqueles com que ela perde o dia e os dias, são meras melodias passageiras. Ela sabe que, quando chegar a hora de escolher (e chega sempre a hora de escolher), vai escolher o velho – o que está encostado há anos num canto sombrio, mal-cheiroso e bafiento do sotão. Como tu: sabes que, por mais tédio que te cause, é aquele, o único, o amor que amas. Sabes que, quando chegar a hora de escolher, vais voltar a ele. Só não sabes – não me digas que ainda não tinhas pensado nisso – é se ele estará lá a essa hora. Excitante, não?"

-Pedro Chagas Freitas

http://pedrochagasfreitas.blogspot.com/

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Você percebe que o tempo em casa anda curto quando você chega na porta e procura o passe de metrô ao invés da chave. Freud explica.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Que é isso Zé?!

Que é isso Zé? Se prender pra quê? Justo você que não larga mão de cerveja futebol e domingo? Que tem preguiça de tomar banho e botar camisinha? Que esquece da hora do almoço esquece de dormir?
Que é isso Zé...
Vai estragar tua vida!!
Fazer o que?! Virar crente...?
Deus não olha por ninguém nesse mundo perdido de hoje não, cuida do seu, rapaz!
Arrumar emprego, casa e fazer filho de onde? Você que gasta o mês inteiro num fim-de-semana de cachaça...
E não há ONG, UNE ou ONU
Não tem Greenpeace, PT ou PSTU que mude o quadro
Você que chega em casa pra se esculachar num sofá qualquer
Entope as veias e a cabeça de gordura cinza
Claustroagorafobico, tem prisão de ventre, bronquite, ansiedade, hipocondria
Que chama a namorada de mãe e cheira uma carreirinha de vez em quando só pra curtir uma vibe
Quer vida simples? Não tem jeito Zé... Morar no interior não melhora em nada essa bunda-molice, fora que você não leva jeito pra plantar batata por aí!
Assume logo essa porra! Sua falta de personalidade, bota pra fora que você não quer nada com nada mesmo.

Só os imbecis(Talvez os autistas) são felizes.