sábado, 14 de março de 2009

Professor Júlio Marcondes

Essas breves linhas aqui talvez estivessem muito mais maduras hoje se eu tivesse prestado mais atenção às coisas que você falava.
A notícia da sua morte chegou no meio de uma terça-feira a noite amigdalítica e cansada, veio-me à cabeça uma aula que você deu sobre um romance do José de Alencar e seu primeiro "orgasmo quadral" na história da literatura, dei uma risada de canto de boca e, como que de repente caísse numa constatação, entendi que nunca mais ia poder ver uma aula sua.
Me sobraram alguns e-mails, frases desconexas que soam na minha cabeça de músico com gosto por literatura, o gosto por ler Leminski (seu conterrâneo[?] idolatrado), poucas tiradas sarcásticas, sutis e geniais que só professores memoráveis sabem fazer.
Tinha tanta coisa pra aprender de você "psor"... que começo a achar que sozinho não vai dar pra escutar nelson cavaquinho com o gosto certo, com tino artístico certo, com a ironia certa; tanta coisa pra ouvir sobre poesia concreta da sua boca e rir logo depois num entendimento bobo de moleque que acha que entende das coisas...
Foi sem dar tempo de tchau...
Valeu Julião, vai deixar lembrança!

5 comentários:

Heloisa disse...

Olá... não te conheço nem você me conhece. Mas dividimos o fato de termos sido alunos desse grande homem.
É tristeza que não acaba... por que será que isso acontece com gente como ele, que parece infalível, invencível, imortal...
Enfim, foi um desabafo! ehehe

Unknown disse...

O Júlio também foi meu professor. Não tenho palavras para expressar o desperdício dessa partida precoce. O cara mais culto e genial e verdadeiramente "carpe diem" que conheci. Me sinto privilegiado de ter sido aluno dele por um ano inteiro. O mundo inteiro deveria conhecê-lo.

Unknown disse...

Triste mesmo, Pedron. Dividimos a aula dele e assim tambem sei que a falta desse professor no mundo sera enorme.

Um dos professores que realmente fizeram a diferenca, pra mim.

thigui disse...

É...vc tambem nao me conhece, mas estudei no etapa tambem, e tive aula com esse grande professor. Ele que gostava disso, de estudar nao somente literatura, mas artes em geral, e nao aprendi literatura com qualquer outro professor a nao o julio, quando soube dessa fatalidade, fiquei muito triste, mas tambem agora ele vai encontrar grandes idolos e genios da literatura e da musica, e ainda espero que ele encontre um grande barril de whiski e muitas mulheres, como ele gostou, e um salve pra ele, que como ele costumava dizer:The best of fodao!!!

Unknown disse...

Por mais que tenha se passado o tempo, a ferida da saudade que sinto de ti ainda nao cicatrizou... Com certeza um GRANDE mestre da literatura... E para sempre estara em meu coração... saudades "the best of fodão".